16 julho 2010

Borobudur

Hoje fomos a grande atração da região central de Java. Alugamos uma scooter e visitamos o Borobudur, um enorme templo budista de 1500 anos de idade, construído no século 9 DC. Foi realmente um momento especial da nossa viagem. O templo fica afastado 40 KM de Yogyakarta, onde estamos alojados, em frente a uma cadeia de colinas e do vulcão Merapi num vale plano rodeado de plantações de arroz e coqueiros.

O templo em si é uma grande estupa, símbolo budista que representa o universo. Uma das coisas mais interessantes da construção dele é que, por mais pessoas que estejam circulando por ele, elas não são vistas por quem está fora, porque o templo é feito em camadas, onde os caminhos ficam entreparedes altas, de modo que mesmo sendo visitado por muitas pessoas, parece sempre estar vazio.

Todo o caminho entre estas paredes é cercado de inúmeras estátuas do Bhuda de 1 metro e meio de altura. Cada uma delas o Bhuda está em uma posição tradicional, os Mudras (posição das mãos com diversos significados). Todas as paredes desse caminho são entalhadas em relevo a história dele e fatos da vida cotidiana do tempo em que o templo foi construído.

Chegamos muito cedo, 5h45 da manhã. A névoa encobria toda a paisagem, mas a medida que o sol ia aparecendo, a paisagem de cima do templo foi surgindo revelando as colinas, as plantações e por final o vulcão.

Contemplamos por um longo tempo. O lugar é de uma paz tão grande que a vontade era de deitar e dormir por horas. Mas a aventura de enfrentar o trânsito de Java ainda nos aguardava. Depois da paz, o caos :))

Nenhum comentário: