16 julho 2010

Yogyakarta

O centro cultural, político e artístico de Java é em Yogyakarta. A cidade borbulha eventos que eu confesso: tivemos dificuldade em achar o local e a hora certa pra assistir o que queríamos. Por recomendação da minha mãe "Minha filha aproveita a parte artística dos lugares" assisti a um show de gamelão, pois estamos no meio do Festival Mundial de Gamelão. O que é isso? Um instrumento de metal que parece uma panela com tampa e sem fundo. Cada tamanho de panela tem um som diferente, parecido com sino. Numa orquestra de gamelão também tem um instrumento tipo xilofone de madeira (muitos de nós tivemos um desses quando criança - não sei explicar como é. Mas vai aparecer em alguma foto!). O show foi bem bacana e juntou uma gurizada como se fosse uma banda de rock! O pessoal curte bem isso por aqui!

Seguindo a parte cultural da cidade, assisti a um pedaço de um show de Pupets. Pupets são fantoches de personagens do hinduismo - Shiva, Vishnu entre outros deuses - feitos de couro de búfalo pintados a mão. O teatro é de sombra ao som do gamelão e a história é de amor, tipo Romeu e Julieta.

Tem mais cultura por aqui ainda: estamos completamente submersos em centenas de milhares de peças de roupa de Batik (esse número não é exagero da minha parte, acreditem!). É uma técnica de pintura no tecido - seda ou algodão - que leva dias pra ficar pronta. Primeiro o artesão faz o desenho ou usa um carimbo. Cobre o desenho com cera de abelha (se quiser que este fique em branco) e mergulha o tecido na cor de fundo. Ferve pra tirar a cera. Coloca cera de novo onde quer que fique com a cor de fundo, mergulha na tinta, tira a cera e assim por diante.. Quanto mais cores, mais repete esse processo. O resultado é muito bonito realmente! Daí eles fazem roupas, bolsas, mochilas, telas e muito mais!

Não acaba aqui a parte cultural. Tem ainda as danças, que vão ficar pra outro post, se nós conseguirmos assistir.

Nenhum comentário: