13 novembro 2010

Falando dos mergulhos nas Filipinas

Conforme comentei num post anterior, as Filipinas são um aglomerado de ilhas, na maioria bem pequenas. Pois é ... E isso quer dizer que não é preciso andar muito pra encontrar alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo ! E como a Lúcia falou, calculei "friamente" nosso itinerário pelas ilhas levando em conta isso ;)

A primeira parada desse plano foi Moalboal no sudoeste de Cebu. Lá, a cerca de 50 metros da beira da praia de Pangsama Beach, tem um jardim de corais submerso que se estende por toda a costa. Pedalando um pouco mais pro fundo, encontramos o famoso muro de Moalboal, um precipício cuja face, ou muro como é chamado, é coberto de corais e cheio de peixes. Um pouco amedrontante no início, pois a medida que vamos chegando perto dele, vai dando aquela sensação de andar na beira de um precipício.

Também bem próximo de Moalboal, a apenas 10 minutos de barco, existe uma minúscula ilha chamada Pescador Island. Os mergulhadores explicaram que esta ilha foi formada pelo acúmulo de corais, uns depositados em cima dos outros desde a base do oceano até seu topo por alguns milhares de anos. O fato é que este processo criou uma torre cilindrica de aproximadamente 60 metros de altura, sendo que 50 metros estão submersos e apenas 10 se encontram fora d'água e forma a tal ilha. Ali sim, devido à melhor visibilidade, a sensação é de flutuar por sobre a borda de um edifício. Uma sensação muito louca ! Mergulhando dá pra dar volta na ilha em menos de 1 hora e se encontram imensos cardumes de peixes prateados que se movimentam em conjunto como se fosse um corpo só. Realmente encanta o ballet aquático. Acho que uma das fotos de mergulho mais legais desta viagem é deste cardume. Quando se mergulha em direção a base na borda do precipício, o cardume que fica embaixo da gente vai se abrindo, formando um círculo de peixes ao nosso redor e lá de baixo se vê o espaço entre o cardume e os corais.

Nenhum comentário: