03 outubro 2010
O Código de Vishnu ;)
Visitando tantos templos, vai ficando mais fácil compreender o significado das imagens e da simbologia que está implícita na sua construção. Mas afinal, o que é um templo hindu? Bom, um templo hindu é uma representação simbólica do universo conforme descrito na mitologia deles. Tudo começa pelo oceano. De forma que os complexos em Angkor são cercados por um fosso, alguns com cerca de 200 metros entre uma margem e outra. Passando pela ponte que atravessa este fosso, começa uma seqüência de galerias quadradas e concêntricas numa espécie de disposição hierárquica, ou seja, uma galeria dentro da outra. As galerias separavam as classes sociais, sendo a galeria mais externa para as pessoas comuns. A galeria mais interna, a mais importante, representa a morada dos deuses e somente os sacerdotes e o rei a utilizavam, uma vez que o rei era também considerado um deus. Na mitologia hindu, a morada dos deuses é descrita como uma montanha chamada de Monte Meru. Este monte teria cinco picos, cada um representando um elemento do tipo água, terra, fogo, ar e éter. E desta forma, o Angkor Wat também possui cinco torres principais, quatro delas dispostas nas quatro entradas da galeria central. A última e maior delas fica no ponto central do complexo, sendo também o centro de todas as demais galerias. Acho que simbolizando o papel central da religião, ou dos deuses, dentro da sociedade representada pelas galerias mais externas, papel este que ainda se observa por todos os lugares aqui. Continuando, a galeria central também era cercada por água, embora hoje só se veja o piso rebaixado como se fosse uma piscina de pedra vazia com a câmara central no meio. Uma vez que a água tem fins de purificação, atravessá-la significava a retirada dos pecados. E junto com a escalada de uma escada íngreme, construída com degraus bem altos que leva a câmara mais elevada da torre principal, simbolizavam a dificuldade de se alcançar a pureza e quebrar o ciclo de reencarnações terrenas para se juntar aos deuses. E levando em conta que cada galeria tem uma escada dessas e pra se chegar a galeria central tem que se passar pelas outras menos elevadas, fica bem claro como é longo e difícil esta jornada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
oie!!!
Acabei de me atualizar sobre a viagem...to a mais de uma hora aqui lendo, rindo e amando as histórias. O Diogo esta aqui do meu lado...trabalhando em pleno domingo. é a vida!!
Estamos com muitas saudades e esperando o retorno do casal Garcia. Beijos
Hoje comecei a colocar as ideias em ordem pra fazer o presente de Natal de vocês. Parece que estou me enconcontrando... Acho que vai ficar bem legal!
Só pra variar, toda a família vai ganhar presente artesanal, rsrs.
Postar um comentário