Eu estava muito curiosa em relação à chegada no Vietnã. Certamente porque já assistimos muitos filmes holywoodianos da guerra, o que torna esse país menos distante do nosso mapa.
Entramos pelo sul e nossa primeira parada foi Can Tho, onde a atração principal é um mercado flutuante, no delta do Rio Mekong. Fizemos um passeio de barco, conhecemos uma fábrica de massa de arroz (zero para as boas práticas de produção) e ficamos admirados de como ocorre o comércio das frutas e vegetais. O pessoal acorda cedo pra buscar tudo fresquinho e invés do carrinho de feira, as mulheres pegam o barco e vão remando, remando e parando onde é bom e barato. Ancoram um barco no outro, negociam o preço, pegam a mercadoria e depois levam pro mercado da cidade. A maioria com aquele chapeuzinho bicudo de palha que vemos nos filmes, pra tornar o cenário mais caracterizado.
Conseguimos acompanhar também o amanhecer do pessoal que trabalha nos barcos: fazem aquele xixi no rio, compram o café da manhã na feira, pegam um canequinho e vão escovar os dentes, trocam as fraldas das crianças, tomam um banho de bacia, lavam a roupa (tudo com a água do rio) e estão prontos pro trabalho! Quem tem casa na beira do rio segue a mesma rotina...
Depois fomos conferir a feira da cidade. Uma muvuca de gente e motos impressionante!
E é isso, pra começar a falar do Vietnã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário