Ontem completou um mês desde que deixamos Porto Alegre. Mas a sensação é de mais tempo. Resumindo nossa aventura até aqui, podemos dizer que passamos por alguns choques.
Um Choque de civilização e organização em Londres onde matamos a saudade do Rafa e da Lê. Dos amigos Lú, Olaf e do pequeno Leo. E da Natália.
Depois Bangkok foi um choque de religiosidade e respeito com todos os templos e todos os Bhudas. E o respeito que eles tem pelo rei, pelos seus símbolos, pelo seu hino a ponto de se ver todas as pessoas de uma estação de trem para quando, por algum motivo, começa a tocar o hino da Tailândia.
Nas ilhas do Golfo da Tailândia foi um choque de paraíso. Krabi, Koh Phi phi e Phuket mostram como Deus pode ser criativo. E não posso esquecer da sensação de liberdade que foi dirigir as subidas e descidas de montanha russa da ilha de Koh Pha Ngan de scooter. Nunca havia andado de moto ou assemelhado. Confesso que tinha até um preconceito. Mas devo admitir que foi uma das coisas mais legais desta viagem. É como sair a cavalo pelo campo-fora.
E agora a Indonésia, onde começou o choque cultural. Também não é pra menos. Muita sujeira em Jakarta, trânsito caótico, banheiros imundos e o povo mais agressivo. Pelo menos foi essa nossa impressão. Lembra um pouco a Índia, com muitas coisas melhores: mais moderna, pessoas menos "cheirosas", e outras bem piores como o hábito de fumar em todos os lugares.
Mas viajar é adaptação. Principalmente nesta parte do mundo. E que está de parabéns é a Lúcia, parece até que é backpacker desde criancinha !!!
Um comentário:
hahahahaha.... choque cultural!!!
Postar um comentário