26 agosto 2010
Alerta Ecológico
Vocês lembram daquelas histórias que o Beto contou sobre estar sozinho numa ilha, mergulhar com tubarões e correr do parente do dragão de komodo?
Pois é. É aqui. Nesse paraíso terrestre que estamos. Percorremos o mesmo caminho que o Beto fez daquela vez e de 5 anos pra cá mudaram algumas coisas: a trilha que o Beto teve que fazer pra chegar nos tubarões virou um estrada (sem carro e não asfaltada, ainda). Encontramos os komodos atrás de comida nos lixos jogados pelos resorts. O riozinho que eles ficavam descansando virou esgoto. Os tubarões sumiram. Os corais praticamente morreram.
É... Parece filme de fim de mundo, mas ficamos chocados com tudo isso... Por cima, tudo lindo e perfeito. Revira um pouco e acha esses atentados à natureza.
Eu pesquisei na internet sobre os corais (porque do resto sabemos bem as causas!): segundo alguns estudos, o aumento de temperatura do mar em 4C neste último ano é o fator que tem mais prejudicado a vida marinha. As algas que vivem simbioticamente com os corais estão sentindo essa diferença de temperatura e morrendo, deixando seus simbiontes sem cor e sem nutrientes importantes para sua manutenção.
Além disso, tem o constante vai e vem de turistas passeando de barco - todos jogando suas âncoras no mar até alcançar o quê? Os corais. Não pode dar boa coisa mesmo.
Eu nunca fui apaixonada por vida marinha. Eu e o Beto brincamos o tempo todo: ele gosta de peixinhos e eu de macacos e florzinhas (são minhas fotos preferidas que saem uma droga e eu não publico no Picasa..). O fato é que depois de ver tanto mergulho bom e ruim a gente fica realmente sensibilizado com tudo isso.
Tá... Não vamos virar ecologistas. Mas também não podíamos deixar passar em branco essas cenas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
triste.
Postar um comentário