21 agosto 2010

Um pouco de serra pra variar ...

Num almoço em Kuala Lumpur, uma senhora chinesa nos recomendou visitar Cameron Highlands. O lugar já tinha me chamado a atenção no Lonely Planet e o Beto gostou da dica... Fomos!

Aqui é a parte alta da Malásia, mais ou menos no meio da península. Um cidadão depois da crise de 29 viu que o preço do chá se manteve com a crise, comprou um monte de terra nas montanhas e hoje é o maior produtor de chá da região, o que fez do lugar um ponto turístico.
A atração maior são as plantações de chá que, assim como os terraços de arroz em Bali, podemos ver que mesmo os terrenos quase verticais são aproveitados pra plantar!
O chá preto, verde ou vermelho, tão famosos, vem da mesma árvore - Camellia sinensis, que eles não deixam crescer pra facilitar a colheita (são quase como bonsais de +/- 1 metro de altura). O que difere um do outro é o processo de fabricação.
Chegamos a visitar a fábrica e o processo é bem simples: dura dois dias pra produzir e depois é enviado para outra fábrica para embalar. Eu me senti na faculdade de novo, no meu tempo de estagiária de Farmacognosia (=estudo dos fármacos nas plantinhas). Foi a melhor parte do passeio!

Outras atrações da região são as plantações hidropônicas de morangos - deliciosos, alface de vários tipos (me deu uma vontade de me atracar naqueles verdinhos crus) e tomates.
Tá bom... Não sei se o que mais gostei foi me sentir estagiária de Gnosia ou se foi comer os morangos com creme que estavam perfeitos!

A gente cometeu o erro de contratar um tour de meio dia pra ver o que o lugar oferecia. Começava subindo mais as montanhas pra ver a região de cima. Não vimos nada além de uma cerração fechada. Depois a proposta era um trekking de uma hora na Mossy Forest (é o tipo de floresta que aparece no filme Avatar). A primeira coisa que fiz foi atolar o tênis a ponto de sair só com a meia... E o passeio certamente durou 30min entre ir e voltar pelo mesmo caminho! (nossas trilhas em São Marcos são muito melhores com certeza!).
Depois foram as plantações de chá e, por último, um jardim com borboletas - nada de mais.

Pelo valor que pagamos (100 ringits, ou seja, 50 reais pra nós dois) o passeio não foi lá essas coisas... Se tivéssemos ido por nossa conta teria valido mais a pena! Vivendo e aprendendo!

3 comentários:

Alexandre Aguiar Dedavid disse...

Gente, muito legais os posts e as fotos! To gostando! Aproveitem aí! Abração

Van disse...

"Casal Legal", já assinei o feed do blog.. quero acompanhar tudinho, tudinho!! Tá muito bom ver os pequenos detalhes com vocÊs, acompanhar realidades tão distantes de nós, sonhar em fazer uma trip bem ao estilo, enfim... acompanhar a viagem agora se tornou "necessidade", heheeh... continuem assim, postando e nos dando o prazer de acompanhá-los.
Beijos aos dois!!

Curt Nees disse...

Lúcia&Beto, Beto&Lúcia, tudo bem com vocês? Que legal ver esta viagem de vocês, recomendada pelo mano Alfredo. Vou 'viajar' junto, e depois conversamos mais, ok?
Um grande abraço.