11 outubro 2010

A guerra do Vietnã e os túneis em Cu Chin

Os Estados Unidos ferraram com esse pessoal na guerra, lançando agentes químicos sobre o país, matando a vegetação e deixando milhares de doentes e recém nascidos aleijados (o tal Agente Laranja = Dioxina, é carcinogênico, teratogênico, embriogênico e muito mais "gênicos"). Eles mostram isso em fotos nos museus e levam a gente pra conhecer os filhos da guerra trabalhando com artesanato. Como eu disse no outro post, é pra impactar.

Por outro lado, os vietcongs usaram técnicas tão simples de combate, que a gente até entende o desespero dos americanos pra eliminar o povo. Olha que diferença: os americanos apelando pra armas químicas, tanques, aviões, bombas e mais bombas. Os vietcongs construíam túneis por baixo da terra pra se esconder e transitar de um lado pro outro, reaproveitando as munições que não estouravam dos EUA. Olhando assim, parecia óbvia a vitória americana, mas não foi. A determinação do pessoal aqui é incrível!

Visitamos um túnel desses e é impressionante. São três niveis abaixo da terra, a 3, 6 e 9 metros de profundidade. O buraco pra transitar era muito pequeno e, de baixo da terra, eles faziam a cozinha, a sala de armamento, a saída pro rio pra pegar água, enfim, uma obra de engenharia de dar inveja. Tinham vários pontos de respiro espalhados e até a preocupação com a chaminé distante da cozinha, pra despitar o alvo. Por cima, tudo era camuflado com folhas e galhos e mesmo que um americano achasse a entrada do túnel, não conseguiria entrar por causa do tamanho! Eles também construíram verdadeiras armadilhas de caça: buracos escondidos na terra cheios de pontas - caiu, morreu (segundo o guia, 70% dos americanos morreram assim!). Se não morria, perdia uma perna nas armadilhas menores.

É sangrento falar do assunto. E triste. E quem quiser ver, tá cheio de filme por aí. Sob o ponto de vista americano, é claro.

Nenhum comentário: